• Letícia Cruz

Instagram cria função de agendamento de Lives

O Instagram anunciou, no último sábado (13/11), a chegada de novas ferramentas para facilitar a organização e realização de lives. Agora, os criadores de conteúdo poderão trabalhar melhor suas transmissões ao vivo e gerar expectativa com o agendamento prévio de até 90 dias, o compartilhamento de novidades sobre a live e a configuração de lembretes para os usuários.



O YouTube e o Tiktok, já possuem a função de agendamento de lives e transmissões por plataformas de streaming. Na plataforma de vídeos do Google, por exemplos, existe a possibilidade de promover tais eventos pelo Google Ads e até usar materiais pré-gravados como se fossem ao vivo por meio do recurso chamado Estreias. O Facebook também possui o agendamento prévio, além de trazer ferramentas específicas para os criadores como divulgações antecipadas, compartilhamento em tempo real e salas experimentais pré-transmissão. O TikTok, principal rival do Instagram na atualidade, lançou as lives em 2021 e trouxe com elas a capacidade de agendamento prévio e lembretes. O recurso de agendamento leva o Instagram ao nível de seus concorrentes quando se trata de produção e lives.


De acordo com o Instagram, a função começou no dia (13) porém, alguns usuários deve visualizar a função ao longo da semana. Feito o agendamento, será possível compartilhar o conteúdo diretamente com os seguidores nos Stories e como posts no feed.


Outra adição é o chamado Pratice Mode (Modo de treino, em tradução livre) que deve permitir a realização de testes do criador e seus convidados antes do início do evento para testar a conexão, iluminação, som ou qualquer outra preparação necessária antes do ao vivo. Essa é uma adição muito aguardada pelos usuários, porque permite uma familiarização melhor para aqueles que nunca transmitiram via Instagram ou quer checar detalhes técnicos do celular.


De acordo com a pesquisa do Canaltech, as lives perderam força no Instagram, por outro lado, plataformas como o YouTube, a Twitch e o Facebook Gaming têm crescimento considerável de visualizações graças a conteúdos voltados para o entretenimento e jogos online.


Vale lembrar que a popular rede social passa por um processo de redefinição de estratégias: a chegada dos Reels, o fim do IGTV, a migração de fotos para vídeos no Feed e, é claro, a aposta nas lives com até quatro pessoas simultâneas.